Pesquisa eleitoral mostra forte popularidade de Uribe

Quase a metade dos eleitores colombianos disse que votaria no presidente Álvaro Uribe, na eleição presidencial marcada para maio, caso ele possa concorrer. O número consta de uma pesquisa realizada pela empresa Datexco, publicada neste sábado pelo jornal local El Tiempo.

Agência Estado |

Entre os 1.200 pesquisados, 46% afirmaram que pretendem votar em Uribe. O principal rival dele, o prefeito de Medellín, Sergio Fajardo, ficou com apenas 8,1%.

No fim de seu segundo mandato na presidência, Uribe é bastante popular na Colômbia. Ele não disse se pretende concorrer, mas seus partidários no Congresso já aprovaram uma lei para que se realize um referendo sobre a possibilidade de um presidente governar por três mandatos consecutivos. Essa lei precisa ainda ser aprovada pela Corte Constitucional, para então a população votar a proposta. Nesta segunda-feira, o tribunal deve começar a analisar a questão.

Caso o referendo seja realizado, 85% dos consultados garantem que pretendem apoiar a medida que permitiria um terceiro mandato consecutivo, segundo o El Tiempo. A pesquisa revela, porém, que a maioria dos colombianos prefere que o referendo não fosse realizado. Para 47%, a consulta não deveria ocorrer, enquanto para 41% ela deve acontecer. A margem de erro da sondagem é de 3,7%.
As informações são da Dow Jones.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG