Durante quase uma hora, os usuários de computadores que faziam hoje pesquisas no serviço de buscas Google receberam uma mensagem errônea de que este site pode prejudicar seu computador. A mensagem aparecia qualquer que fosse o site ao qual o usuário fosse direcionado pelo Google.

A Google atribuiu a falha a "erro humano" e pediu desculpas aos proprietários de sites cujas páginas tenham sido incorretamente identificadas como problemáticas.

Segundo a Google, seu sistema de busca identifica rotineiramente para os usuários os sites conhecidos por instalarem vírus ou software malicioso quando acessados. A empresa obtém listas de sites suspeitos da StopBadware.org, um projeto sem fins lucrativos das universidades Harvard e Oxford, que pesquisa reclamações de consumidores.

De acordo com um comunicado da Google, o problema ocorrido hoje surgiu quando a mais recente atualização da lista enviada pelo StopBadware.org foi introduzida no sistema de modo errado, fazendo o alerta ser acionado em todos os sites que o serviço de busca da Google listasse em qualquer pesquisa. "Vamos investigar com cuidado esse incidente e colocar sistemas de verificação de arquivos mais robustos, para impedir que isso aconteça novamente", disse a vice-presidente de Produtos de Busca e Experiência do Usuário da Google, Marissa Mayer.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.