Pesquisa aponta que há 21 milhões de diabéticos no Brasil

Uma pesquisa com 1.275 pessoas, junto a 11.

Agência Estado |

528 domicílios nas cinco regiões do País, apontou que há, no Brasil, 21 milhões de diabéticos, número que representa 11% da população. Destes, 19,5% possuem a diabetes tipo 1 (já nascem com a doença) e 78,7%, a diabetes tipo 2. O estudo foi feito pela Toledo e Associados e será apresentado no XI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que começou ontem e vai até sábado em São Paulo, pelos médicos Luiz Vicente Berti e Ricardo Cohen.

A pesquisa aponta ainda que a maioria dos diabéticos não são obesos: 67,6% têm peso normal ou sobrepeso. “A pesquisa revela que nem sempre há relação entre a obesidade e a diabetes, muitos pacientes que sofrem com a doença estão dentro dos limites de peso considerados normais ou poucos quilos acima do ideal”, afirma Cohen. Dentre os diabéticos, 69,3% são mulheres e 30,7% são homens, sendo que 59% têm entre 56 e 75 anos.

Berti chama a atenção para o alto número de pessoas portadoras da doença. “A experiência de consultório já demonstrava um crescimento de pacientes com diabetes, mas não esperávamos que a doença atingisse 11% da população. Trata-se de um problema de saúde pública.”

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG