Pernambuco apresenta queda no número de homicídios

RECIFE ¿ Em meio a tantas críticas e reclamações com relação à atuação do Governo de Pernambuco no combate à violência, um dado pode servir como ¿escudo de defesa¿ para o Executivo. É que houve uma queda do número de homicídios no Estado, em torno de 3,14%. De acordo com levantamento feito pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco ¿ a Condepe/Fidem, o número de mortes por assassinato entre os meses de janeiro e setembro deste ano foi de 3.398. Já no ano de 2007, neste mesmo período, o número foi de 3.470.

Agência Nordeste |

No entanto, se forem avaliados apenas os resultados do terceiro trimestre de 2008, em comparação com o mesmo período do ano passado, o desempenho no enfrentamento à criminalidade deixa a desejar. Foram registradas 1.108 mortes por homicídio de julho até setembro deste ano, contra 1.046 casos em 2007. O lançamento do Boletim Trimestral da Criminalidade em Pernambuco ocorreu nesta quarta-feira na sede da Condepe/Fidem, situada no bairro da Boa Vista.

O boletim ainda mostra que a Região Metropolitana do Recife (RMR) é a mais violenta do Estado, concentrando até o terceiro trimestre de 2008 mais da metade (50,17%) do total das vítimas de violência letal. O estudo aponta que, de janeiro a setembro deste ano, 1.867 pessoas foram vítimas de homicídio no Grande Recife, sendo 1.764 homens e 103 mulheres. No ano passado, foram 1.959 assassinados na RMR. O levantamento também revela que 55,78% dos homicídios registrados em Pernambuco estão concentrados nas dez cidades com mais de 100 mil habitantes.

Condepe/Fidem

A Agência Condepe/Fidem é vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão e firma parcerias com a Secretaria de Defesa Social e com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e  Políticas Públicas de Segurança, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Boletim divulgado pela Agência atende a uma necessidade de sistematização de dados baseada numa linha de ação contida no Programa Estadual de Segurança Pública do Governo Estadual, que é o Pacto pela Vida.

Leia mais sobre: criminalidade

    Leia tudo sobre: criminalidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG