Perdões-MG decreta emergência por causa da chuva

O município de Perdões, no sul de Minas Gerais, decretou situação de emergência hoje em decorrência das fortes chuvas. O temporal ocorrido no início desta semana alagou ruas e imóveis, arrastou veículos e elevou o nível do Ribeirão Carapinas em seis metros além do normal.

Agência Estado |

Seis das oito pontes existentes ao longo do ribeirão, que corta a cidade, foram danificadas. Três delas estão totalmente interditadas.

O secretário de Planejamento, Aquiles José de Rezende Pereira, afirmou que cerca de 300 moradores ficaram desabrigados. Eles estão alojados na escola municipal José Norberto, improvisada como abrigo. Pelo menos mais 200 pessoas estão desalojadas e foram para a casa de parentes. Trinta imóveis foram destruídos. "Restou apenas lama e destruição", disse Pereira sobre a atual situação da cidade.

A prefeitura recebeu cestas básicas, cobertos e colchões da Defesa Civil Estadual. Como parte da rede de abastecimento acabou danificada, aproximadamente 30% dos imóveis de Perdões estão sem água. O fornecimento de energia também apresentou problemas, mas já foi normalizado, segundo Pereira. Por enquanto, a secretaria não tem estimativa de quanto dinheiro será necessário para a recuperação da cidade.

O último balanço da Defesa Civil aponta que, em todo o Estado, 101 municípios entraram em situação de emergência em razão das recentes chuvas. Entre 17 de setembro de 2008 e o dia 7 deste mês, 25 pessoas morreram, vítimas de raios, afogamento e deslizamentos. Há 84.085 desalojados e 8.575 desabrigados. O total de casas e pontes destruídas é de 627 e 110, respectivamente.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG