SÃO PAULO - Pelo menos vinte e quatro auditores fiscais da superintendência da Receita Federal em São Paulo e outros sete da superintendência do Rio Grande do Sul que ocupavam cargos de confiança colocaram seus cargos à disposição nesta quarta-feira, segundo a Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil). Entre eles está Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado de São Paulo.

Desde segunda-feira (24/08), 15 funcionários da superintendência do Rio Grande do Sul colocaram seus cargos à disposição, acompanhando a exoneração do superintendente da 10º região. A posse do novo administrador, Paulo Renato Silva da Paz acontece nesta quinta-feira, às 9h.

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Pedro Delarue, afirma que "não há motivação política" nos pedidos de exoneração. "A justificativa é no sentido de permitir que o novo superintendente posssa montar sua equipe com liberdade", disse.

Os atos publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira  dão continuidade ao processo de reestruturação da nova equipe da Receita, que teve início com a exoneração da ex-secretária Lina Maria Vieira, envolvida na guerra de versões com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Lina afirma que teve uma reunião na qual teria recebido pedido para apressar a conclusão do processo de fiscalização do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A ministra nega a reunião e o pedido.

Em entrevista coletiva realizada nesta terça, Cartaxo deixou claro que os cargos de coordenadores e superintendentes são de livre nomeação do secretário da Receita e disse que essas substituições de dirigentes "serão feitas de acordo com a boa prática administrativa, de acordo com o mérito, a integridade, a transparência e a oportunidade de acesso". Ele disse ainda que as mudanças são de caráter técnico e que o secretário tem autonomia para fazer os ajustes na equipe que entender necessários.

Agência Brasil
A ex-secretária da Receita Lina Vieira
Ainda nesta terça-feira, o Diário Oficial já havia confirmado a exoneração do coordenador-geral de Estudos, Previsão e Análise da Receita Federal, Marcelo Lettieri Siqueira; do superintendente da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, Altamir Dias de Sousa; do superintendente da 6ª Região Fiscal, Eugênio Celso Gonçalves; e do superintendente da 10ª Região Fiscal, Dão Real Pereira dos Santos. Para a 6ª Região Fiscal já foi nomeado Hermano Lemos de Avellar Machado; e, para a 10ª Região Fiscal, foi escolhido Paulo Renato Silva da Paz.


Leia mais sobre Receita Federal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.