Pedra fundamental do Centro Cultural Oscar Niemeyer é lançada na Espanha

Avilés (Espanha), 12 abr (EFE).- O presidente do Principado de Astúrias (norte), Vicente Alberto Álvarez Areces, lançou hoje a pedra fundamental do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto brasileiro para a cidade de Avilés, na Espanha.

EFE |

"Trata-se de um instrumento estratégico de projeção internacional não só para esta cidade, mas para toda o Principado de Astúrias", disse o presidente.

Álvarez Areces presidiu o ato de colocação da pedra fundamental do projeto de Niemeyer, às margens da enseada de Avilés, junto à conselheira de Cultura de Astúrias, Encarna Rodríguez, entre outras autoridades.

O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer custará 25,9 milhões de euros (cerca de US$ 40 milhões), e seu prazo de execução está estimado em 24 meses.

O complexo de edifícios constará de um auditório para mais de mil espectadores, em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados, uma torre mirante sobre a enseada, um edifício multiuso (cinema, salas de ensaio e de reuniões) e uma praça aberta na qual serão realizadas atividades culturais.

Álvarez Areces negou a existência de fins especulativos com a criação da sociedade que gerenciará todos os projetos contidos no plano "A ilha da inovação".

A nova sociedade, que será constituída em pouco tempo e para a qual será nomeado em breve um gerente que conheça o projeto "desde suas origens", terá "um potencial político extraordinário".

No mesmo ato, a conselheira de Cultura explicou que o complexo colocará a cidade em posição de "alta visibilidade no mundo da cultura e da inovação na Europa". EFE av/wr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG