O texto da peça Salmo 91, inspirado em ¿Estação Carandiru¿ de Drauzio Varella, será lançado em forma de livro no próximo dia 25 de agosto, após cumprir temporadas de sucesso em capitais do País e vencer o prêmio Shell de Melhor Texto de teatro em 2007.

De autoria do jornalista Dib Carneiro Neto, a peça adaptou em monólogos as histórias dos presos da extinta Casa de Detenção, no complexo do Carandiru, na cidade de São Paulo. A prisão foi palco do massacre de 111 detentos em outubro de 1992 pela polícia militar do Estado de São Paulo.

Na época, Dráuzio Varella era médico no presídio e levou essa experiência para o livro Estação Carandiru, lançado em 1999 com enorme sucesso. A obra também gerou o filme Carandiru (2003) de Hector Babenco.

Dib conta que a leitura teve enorme impacto em sua vida, e logo em seguida, começou a adaptação para os palcos, mesmo sem trocar qualquer palavra com o autor. Fechei a última página absolutamente fascinado e no fim do ano do lançamento do livro já tinha terminado minha adaptação teatral, afirma no texto da Editora Terceiro Nome.

Armado de certa coragem, mas ainda assim muito tímido, telefonei para o autor para pedir que lesse minha adaptação. Teclei o número do consultório do dr. Dráuzio Varella, com o coração aos pulos, conta.

O médico, no entanto, aprovou. O grande mérito do Dib Carneiro Neto foi produzir um texto teatral que respeitou não apenas o conteúdo do meu livro, mas as características dos personagens, da prisão e, especialmente, a linguagem dos presos, afirma Varella, conhecido dos brasileiros pelos quadros no programa Fantástico da TV Globo.

Além de ser considerado o Melhor Texto de teatro no prêmio Shell, a obra levada aos palcos do Sesc Santana, em julho de 2007, também venceu na categoria de Melhor Ator (Rodolfo Vaz) e faturou o troféu de Melhor Direção (Gabriel Villela) pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

A peça passou ainda pelo Teatro Oficina, em São Paulo, no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, e integrou a programação dos festivais internacionais de teatro de Curitiba e Belo Horizonte neste ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.