"Prefeito itinerante" completa 20 anos seguidos no Executivo

Yves Ribeiro (PSB), de 62 anos, é o atual prefeito de Paulista. Ele já passou por outras duas cidades e é cotado para a terceira

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Prestes a completar 20 anos consecutivos no cargo e a fechar seu sexto mandato como gestor do Executivo municipal, Yves Ribeiro (PSB), de 62 anos, provavelmente vai ter que repensar sua carreira política caso projeto em tramitação no Senado, colocando fim aos prefeitos itinerantes, seja aprovado.

Ele é o atual prefeito de Paulista, na região metropolitana de Recife, onde foi reconduzido ao cargo nas eleições de 2008. Antes disso, ele já havia sido prefeito de Itapissuma - sua cidade natal (eleito em 1983 e 1992) e de Igarassu (em 1996 e 2000). Ambas as cidades também ficam na região metropolitana.

Atacado pelos concorrentes por sua suposta dificuldade em fincar raízes, no seu discurso de posse em Paulista em 2009 ele aproveitou para criticar a imprensa e seus adversários e negar veementemente o título de "prefeito itinerante". Na ocasião, ele afirmou que era apenas "um homem metropolitano que defende os interesses do povo".

A justificativa para a ligação do político com Itapissuma e Igarassu é até compreensível, uma vez que os dois municípios eram um só até 1982, quando o distrito de Itapissuma (onde ele nasceu) foi emancipado de Igarassu. Mas o vínculo com Paulista - uma cidade maior e mais próxima da capital - é explicado por ele por uma "identificação grande" com o litoral norte do Estado. No município, conforme ele já explicou algumas vezes, ele tinha até uma casa onde passava o verão com a família.

Agora, o nome de Yves Ribeiro é ventilado nos bastidores para ser prefeito de outra cidade da região metropolitana - Abreu e Lima. Resta saber se a legislação eleitoral vai permitir que este ex-eletricista coloque mais um município em sua lista de cidades governadas.

    Leia tudo sobre: prefeito itinerantepernambuco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG