Policiais que mandaram presos trocar beijos são afastados

Governo identifica 8 pessoas envolvidas no caso. Elas ainda serão julgadas e podem ser expulsas da PM

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Oito policiais foram afastados pelo comando da Polícia Militar de Pernambuco após serem identificados como responsáveis pela gravação, dentro de uma delegacia, em que aparecem constrangendo presos, obrigando-os a trocar beijos. 

Um dos presos que aparece no vídeo prestou depoimento à Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) no fim de semana e o outro, nesta segunda-feira. A partir das declarações, foi possível identificar quem estava de plantão no dia do fato.

nullA gravação foi feita na Delegacia de Repressão ao Roubo e ao Furto de Veículos, no bairro do Sancho, no Recife, em dezembro de 2007. As imagens foram postadas no Youtube em julho do ano passado, mas só foram divulgadas pela imprensa na semana passada.

De acordo com a assessoria de imprensa da SDS, os policiais da Radiopatrulha prestarão esclarecimentos ainda esta semana, mas estão afastados do trabalho antes mesmo do fim da apuração da sindicância devido à gravidade do caso. Os policiais civis que estavam na delegacia no dia da gravação também serão investigados.

Os policiais envolvidos passarão por investigação e, caso sejam considerados culpados, podem receber penas que vão de prisão domiciliar à demissão do serviço público.

De acordo com balanço feito pela SDS, 50 policiais militares foram excluídos da corporação no ano passado por desvio de conduta no desempenho da função. Este ano, já aconteceram sete expulsões. Em 2010, foram julgados 188 processos por questões disciplinares contra policiais. Apenas este ano, já foram julgados 123 processos.

    Leia tudo sobre: PernambucoRecifePolícia Militarabusos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG