Piloto que escapou do acidente diz que avião estava funcionando bem

Emerson Amorim Viegas voou um dia antes com a aeronave. Ele escapou do acidente porque não cumpriu período mínimo de descanso

Pierre Lucena, especial para o iG no Recife |

O piloto Emerson Amorim Viegas, da empresa aérea Noar, estava escalado para fazer o voo de hoje entre Recife e Mossoró, no Rio Grande do Norte, que caiu na manhã desta quarta-feira logo após a decolagem. Em entrevista à TV Cabo Branco, da Paraíba, onde mora, ele disse por telefone que voou nesta terça (12) com a aeronave e não verificou problema algum.

Ele escapou do acidente porque seu voo anterior atrasou e, com isso, ele não teria como cumprir o período mínimo de descanso. Por conta disso, o piloto Rivaldo Cardoso foi escalado. Por orientação da empresa, Viegas não está mais falando com a imprensa.

Leia também: Após decolagem, bimotor cai em terreno no Recife e mata 16

A informação do piloto contradiz o irmão do copiloto da aeronave. Ele afirmou que não acredita que o acidente tenha sido causado por falha humana . "Roberto (Gonçalves) era um piloto experiente. Só um problema de potência justificaria o acidente, já que ainda daria para voltar ao aeroporto", disse o irmão Jairo de Souza Gonçalves, acrescentando que ele ainda teria tentado evitar algo pior procurando o terreno descampado, que fica ao lado de dezenas de grandes edifícios.

De acordo ele, Roberto havia comentado que a aeronave, um bimotor LET 410, da companhia da República Tcheca Let Air Craft, já apresentava alguns problemas de decolagem. Segundo ele, uma equipe do país viria ao Brasil nos próximos meses para fazer revisões na aeronave.

O avião caiu logo após decolar, na manhã desta quarta-feira, em um terreno baldio ao lado do Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, em Pernambuco. De acordo com nota oficial divulgada pela companhia Noar Linhas Aéreas, 16 vítimas fatais foram registradas, sendo 14 passageiros e dois tripulantes. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

    Leia tudo sobre: aviãoacidentebimotorrecife

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG