Grupo de sem-teto bloqueia avenida no centro do Recife

Manifestantes protestaram contra reintegração de posse de prédio invadido por famílias ligadas ao movimento. Via já foi liberada

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Manifestantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) bloquearam, na manhã desta segunda-feira, uma das principais avenidas do centro do Recife em protesto contra o pedido de reintegração de posse de um prédio invadido por cerca de 100 famílias.

O bloqueio na avenida Conde da Boa Vista durou cerca de uma hora e meia, o que provocou congestionamento na região. Os manifestantes atearam fogo a pneus e Os bombeiros foram acionados e controlaram a situação.

Mais tarde, por volta das 9h, os manifestantes - cerca de 100 famílias, de acordo com o movimento - seguiram em marcha até a sede da Secretaria de Articulação Social e Regional, no Bairro do Recife.

Os manifestantes protestaram contra a ordem de reintegração de posse do prédio onde funcionava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fica na rua do Hospício, e foi invadido pelas famílias há cerca de três meses.

O coordenador estadual do MTST Salatiel Brandão disse que há 15 dias havia participado de reunião com representantes do governo e do IBGE, que deram prazo de 90 dias para que as famílias arrumassem um novo local para morar. Brandão disse que eles foram surpreendidos com a ordem de reintegração de posse. "As famílias não têm para onde ir", disse ele.

Após reunião com representantes da Secretaria de Articulação Social e Regional, ficou acordado que o prazo para que o grupo que está no prédio do IBGE deixe o local, que pela ordem judicial deveria ser até quinta-feira, foi prorrogado para o dia 15 de abril. Até lá, o movimento vai a Brasília para pedir a desapropriação do prédio ao governo federal.

    Leia tudo sobre: PernambucoRecifesem-tetoprotestoMTST

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG