Grande Recife passa mais um dia embaixo d'água

Capital de Pernambuco e as cidades ao redor enfrentam alagamentos e trânsito intenso nesta quarta

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Após a terça-feira de caos, com alagamentos e trânsito parado, as chuvas continuam a atingir o Recife nesta quarta-feira, provocando prejuízos.

AE
Chuva causa alagamento em Olinda, no Grande Recife, nesta quarta-feira
O trânsito começou a ser afetado no final da manhã. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), além do grande volume de precipitação há o registro de maré alta, o que provoca transbordamento de canais e, consequentemente, os alagamentos.

Foram registrados, no Recife, mais de 40 quedas de barreira desde a madrugada de terça-feira. Outros municípios da região metropolitana também foram atingidos por deslizamentos. Em Jaboatão dos Guararapes foram 30, e no Cabo, 10. Não foram registradas vítimas.

Até a terça-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) registrou a precipitação de 442mm no mês. A média esperada para todo mês de abril é 275mm. A previsão é de mais chuvas até o fim de semana.

Para evitar problemas nos morros, a Prefeitura do Recife afirmou que na terça-feira colocou 11.000 m² de lona em 50 pontos da cidade. Dezoito famílias foram removidas de áreas de risco.

Para combater congestionamentos, o efetivo da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) recebeu um reforço de 100 agentes da Guarda Municipal, totalizando 450 agentes nas ruas.

Na tarde desta quarta-feira, o prefeito em exercício do recife, Milton Coelho (PSB), se reúne com o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, para discutir ações preventivas em relação às chuvas.

Feriado

Apesar de muita gente não ter ido ao trabalho nesta terça e quarta devido às fortes chuvas que atingem Recife, o movimento na rodovia BR-232 - principal rota para quem busca o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém - esta tarde ainda é tranquilo.

Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e do Detran vai reforçar a fiscalização nas estradas para melhorar a fluidez do trânsito.

    Leia tudo sobre: PernambucochuvasRecifealagamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG