Com IML fechado, famílias organizam "Movimento dos Sem-Enterro"

Famílias que esperam a liberação do corpo dos seus familiares protestam contra demora no Recife

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Um grupo de pessoas realizou, no início da tarde desta segunda-feira, um protesto contra a demora para liberação de corpos no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

AE
Protesto em Recife: familiares não sabem quando os corpos dos seus parentes vão ser liberados

Carregando um caixão vazio e com cartazes dizendo "Movimento dos Sem-Enterro" e "Queremos nossos parentes", o grupo fez uma passeata do prédio do Instituto Médico Legal (IML) até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, onde foram recebidos por representantes da Secretaria da Casa Civil.

Desde a última sexta-feira, por determinação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o IML está interditado por falta de condições técnicas. O governo estadual transferiu os corpos para o SVO.

A crise no IML foi deflagrada no último dia 11, quando os médicos legistas deram início a uma operação-padrão para protestar contra as más condições de trabalho e a decisão do governo de reduzir a carga horária da categoria - que implica em diminuição de salário.

De sábado até a noite desta segunda-feira, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizou a necrópsia de 39 corpos, mas apenas a metade havia sido liberada.

É o caso do tio da secretária Sandra de Arruda, morto na sexta-feira. Desesperada, Sandra chegou a gritar aos atendentes do SVO que não tinha mais calma e que não teria mais paciência. O tio dela já havia sido necropsiado, mas aguardava a liberação do corpo com a assinatura de um técnico do IML, que está em operação-padrão. "Isso é desumano", disse Sandra.

O governo estadual disse que apresentou nova proposta à categoria, que ficou de ser analisada em assembleia nesta terça. As instalações do IML estão sendo reformadas e serão avaliadas pelo Cremepe na próxima segunda-feira.

    Leia tudo sobre: IMLPernambucoRecife

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG