Colocaria minha família para viajar nesse avião, diz diretor da Noar

iG mostrou que 1 em cada 10 aviões do modelo usado pela empresa já sofreu acidente. Empresa diz que avião passou por manutenção no final de semana

Pierre Lucena, especial para o iG no Recife |

A empresa aérea Noar informou que o avião que caiu na manhã desta quarta-feira passou por manutenção de rotina no último final de semana, que tinha menos de um ano de operação e que era seguro.

Leia também: Piloto que escapou do acidente diz que avião estava funcionando bem

O iG mostrou na tarde desta quarta-feira que um em cada dez aviões bimotor LET-410, fabricados pela Companhia Let Aircraft, da República Tcheca, já se envolveu com acidentes . Este é o modelo usado pela Noar. Desde 1981, há pelo menos um acidente por ano com uma aeronave semelhante à usada pela Noar.

O diretor de operações da empresa, comandante Marco Sendin, contestou as estatísticas e declarou: “Colocaria minha família para viajar nele”. As estatísticas foram produzidas pela consultoria Aviation Safety Network , uma das principais referências mundiais em dados sobre acidentes aéreos

Segundo o diretor comercial da empresa, Giovanne Farias, a aeronave foi escolhida por critérios de viabilidade econômica e confiabilidade, já que o modelo é certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda segundo Farias, foram feitos ajustes e peças foram trocadas no último final de semana. “Nossas aeronaves voam em perfeitas condições, seguimos rigorosamente toda a legislação brasileira”, disse ele, que abriu sua entrevista lamentando a morte das 16 vítimas do voo .

O motor

Farias afirmou que a manutenção do motor foi feita pela fabricante e que a peça está em boas condições. Uma das hipóteses para a queda do avião é perda de potência do motor do avião .

O presidente da empresa, Djalma Cintra Júnior, também disse que não havia relatos de pilotos da empresa quanto à perda de potência de motor da aeronave, relatado pelo irmão do copiloto , em entrevista a uma rádio do Recife.

A empresa disse ainda que o voo partiu abaixo do peso máximo permitido pela Anac. Segundo ele, a aeronave deixou o Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes-Gilberto Freyre com 5.559 quilos. O máximo é de 6.000 quilos.

Farias também informou que a caixa-preta do avião e os destroços estão sob a custódia da Aeronáutica e que o Instituto Médico Legal (IML) já estava recolhendo material dos familiares com o intuito de fazer o exame de DNA para reconhecimento dos corpos.

    Leia tudo sobre: noarlet aircraftacidente aéreorecife

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG