Após decolagem, bimotor cai em terreno no Recife e mata 16

Aeronave caiu em terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem. Tripulação declarou estar em situação de emergência após decolagem

iG São Paulo |

Um avião de pequeno porte caiu logo após decolar, na manhã desta quarta-feira, em um terreno baldio ao lado do Aeroporto Internacional Guararapes-Gilberto Freyre, no Recife, em Pernambuco. De acordo com nota oficial divulgada pela companhia Noar Linhas Aéreas, 16 vítimas fatais foram registradas, sendo 14 passageiros e dois tripulantes. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Familiares das vítimas estão recebendo apoio psicológico da companhia aérea. Este é o quinto acidente aéreo com aviões de pequeno porte ocorrido no Estado nos últimos quatro anos.

Os 16 mortos no acidente são: Rivaldo Cardoso (piloto), Roberto Gonçalves (copiloto), André Freitas, Antônia Jalles, Camila Marino, Carla Moreira, Débora Santos, Bruno Albuquerque, Natã Braga da Silva, Marcelo Campelo, Maria da Conceição de Oliveira, Jonhson do Nascimento Pontes, Marcos Ely Soares de Araújo, Breno Faria, Raul Farias e Ivanildo Santos Filho.

Gravadores

O Comando da Aeronáutica informou nesta tarde que foram localizados e retirados do local do acidente os gravadores (caixas-pretas) de dados e de voz do bimotor que caiu no Recife. A leitura dos dados será realizada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)  desde que os materiais não estejam danificados.

Os motores da aeronave também foram retirados e serão encaminhados para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), para análise.Os procedimentos fazem parte do processo de investigação do acidente, segundo a Aeronáutica.

O Comando da Aeronáutica confirmou que a aeronave bimotor L410, do voo 4896, da empresa Noar Linhas Aéreas decolou, às 6h51 (horário de Brasília), do Aeroporto do Recife. Segundo nota, tripulação declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. "A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais", diz nota. O bimotor foi encontrado totalmente carbonizado e destruído.

A Aeronáutica informou ainda a cronologia das ocorrências da aeronave: às 6h51, foi realizada a decolagem na pista 18 do aeroporto; 55 segundos após a saída, o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem; às 6h53, o piloto retomou contato dizendo que tentaria pousar na praia de Boa Viagem; no momento registrado às 6h54, houve perda de sinal e a aeronave sumiu do radar.

Veja vídeo postado no YouTube pelo internauta Thiago Franklin


O terreno baldio, onde o avião caiu, fica na avenida Boa Viagem - a mais movimentada na zona sul do Recife. O local é constantemente utilizado para a montagem de circos.

Noar Linhas Aéreas

Em nota oficial divulgada para a imprensa, a companhia aérea confirmou que o avião transportava 14 passageiros e 02 tripulantes e fazia a rota Recife – Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). "Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas".

Além disso, a empresa informou que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares. "Informamos ainda que todos os voos de hoje foram suspensos e os passageiros com voos marcados para o dia de hoje estão sendo remanejados para outras companhias aéreas".

A Noar iniciou suas operações em junho de 2010. No dia 21 de julho, a companhia acrescentou voos aos sábados e domingos, para as capitais Maceió (Alagoas) e Aracaju (Sergipe). Atualmente, a companhia atua com 278 voos semanais, (segunda a domingo) com uma média de ocupação de 60%. A cidade de Maceió é o destino mais procurado.

Redes sociais

O acidente foi acompanhado por internautas que estavam próximos ao local.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG