Pavarotti receberá tributo em cidade histórica da Jordânia

ROMA, 4 AGO (ANSA) - Uma homenagem para celebrar um ano da morte do tenor Luciano Pavarotti (que faleceu em 6 de setembro de 2007) acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro em Petra, na Jordânia.

Agência Ansa |

Grandes artistas da música clássica e pop irão se apresentar no dia do aniversário de Pavarotti, 12 de outubro. No dia 11, estarão presentes personalidades que irão prestar depoimentos sobre o trabalho humanitário do tenor italiano, principalmente na sua função de Mensageiro da Paz das Nações Unidas.

A idéia do evento partiu de Nicoletta Mantovani, viúva de Pavarotti, e da Princesa Haia, filha do finado Rei Hussein da Jordânia, que conheceu o tenor por causa da paixão comum por cavalos; Pavarotti também era muito amigo do monarca jordaniano.

"Um concerto em Petra era um sonho tanto do Rei Hussein da Jordânia quanto de Pavarotti. Sou imensamente grata à Sua Alteza Real, Princesa Haya, por ter permitido transformar esse sonho em realidade", afirmou Nicoletta.

No concerto beneficente, participarão algumas estrelas que dividiram o palco com o tenor em Pavarotti & Friends. No entanto, os nomes só serão divulgados em uma coletiva de imprensa no início de setembro.

A renda do show -- produzido por Harvey Goldsmith, um dos responsáveis pelo Live 8, ao lado de Bob Geldof -- será revertida para projetos de caridade no Afeganistão ligados ao Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e ao WFP (Programa Mundial de Alimentação da ONU). Uma associação local, que planeja a construção de um centro para crianças carentes de Petra, também receberá doações.

O governo da Jordânia autorizou a apresentação do concerto na cidade histórica de Petra -- uma das sete maravilhas do mundo e Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco -- excepcionalmente, "por reconhecer a figura excepcional do Maestro no mundo da música e pela sua relação especial com a família real jordaniana". 

Enquanto a cerimônia em memória a Pavarotti acontecerá no Tesouro de Petra para um grupo restrito de dignitários, amigos e familiares, o concerto beneficente será realizado na área vizinha à zona histórica, "em pleno respeito aos limites e vínculos ambientais dessa área particular". (ANSA)

    Leia tudo sobre: pavarotti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG