Parque em São Paulo será usado por 2 anos para obras do Metrô

Os paulistanos vão perder uma importante área verde, de lazer e recreação gratuita da capital paulista, a partir do segundo semestre de 2010 e até o segundo semestre de 2012. O Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, na zona sul, será transformado em canteiro de obras durante a construção do segundo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô.

Agência Estado |

Dos 20 mil m² do parque, 16 mil, 80% de sua área, serão emprestados temporariamente pela Prefeitura para o consórcio que administra a expansão do metrô.

O terreno será usado como pátio de manobras de um estacionamento subterrâneo de trens que será construído no local entre as futuras Estações Moema e Servidor. Esse trecho ficará fechado ao público por dois anos. Um prédio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme) que funciona no mesmo terreno e abriga cinco coordenadorias da pasta também vai sair para dar lugar ao alojamento dos operários e depósito de materiais. Nos apenas 4 mil m² do parque que continuarão abertos funcionarão as aulas da Escola de Ciclismo.

Deixa de funcionar também durante as obras o trecho que abriga equipamentos de ginástica para a terceira idade. As obras tinham sido anunciadas inicialmente para começar no segundo semestre deste ano. Mas, segundo a Assessoria de Imprensa de Esportes, em uma reunião recente entre a secretaria, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Metrô, o órgão tem agora até janeiro de 2010 para realojar seus funcionários em outro imóvel na região, que será alugado.

O recurso já foi previsto no Orçamento deste ano. No acordo feito entre Prefeitura e Estado, quando a nova linha de metrô for entregue, o consórcio terá de devolver a área reformada com projeto paisagístico renovado. A presidente da Associação de Moradores e Amigos de Moema (Amam), Lygia Horta, pretende reivindicar que esse compromisso seja firmado por escrito. O Metrô diz que o parque será devolvido integralmente porque não haverá obras na superfície. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: metrô

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG