Parentes de vítimas da chuva protestam por demora na liberação dos corpos

Após a dor de perder familiares de maneira trágica por causa das chuvas, parentes das vítimas ainda precisam aguardar muitas horas e até mesmo dias para a liberação dos corpos. Impacientes com a demora, algumas pessoas causaram um princípio de confusão no IML, no centro do Rio, na tarde desta quarta-feira.

Bia Amorim, iG Rio de Janeiro |


Arte iG

Estou aqui desde nove horas da manhã. Não falo só por mim, tem gente que está aqui desde ontem. Acontece uma catástrofe no Rio, com esse número de mortos e no dia seguinte não tem um esquema especial para a liberação dos corpos. Que respeito é esse?, desabafou o professor Marcelo Gomes da Silva, que aguardava o corpo da afilhada Taís da Silva Alvarenga, de 9 anos, que morreu em Niterói.

Agentes da Core foram chamados e seis oficiais ficaram na porta do IML para evitar mais transtornos. O inspetor Marcelo Gomes reuniu os familiares e pediu mais paciência. São 100 corpos que ainda precisam ser liberados. E esse processo que não se faz em cinco minutos, disse. Tem que ter compreensão e deixar que os profissionais façam o serviço. A gente entende a dor de vocês, mas é uma etapa que todos vão ter que suportar, completou o inspetor.

Assim que entram para reconhecer os corpos, parentes das vítimas são avisados que o enterro pode ser custeado pela Prefeitura do Rio, que enviou um representante ao local. Além disso, a ordem do prefeito do Rio, Eduardo Paes, é para que nenhuma pessoa seja enterrada como indigente, mesmo que isso leve bastante tempo. Familiares de vítimas de Niterói, no entanto, não estão recebendo auxílio da Prefeitura, que não disponibilizou um representante no IML.

Até às 17h30 desta quarta-feira, nove corpos foram liberados para o Cemitério do Caju, na zona portuária e sete para o Catumbi, zona norte do Rio.


Dramas e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasimlprotestorio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG