O blecaute repercute no Congresso desde a noite ontem." / O blecaute repercute no Congresso desde a noite ontem." /

Para Sarney, sistema elétrico deveria ser mais moderno

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta quarta-feira que o apagão que atingiu boa parte do País na noite desta terça-feira pode ter sido causado por uma fragilidade do sistema elétrico, que, segundo ele, precisa ter uma concepção mais moderna. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/11/11/congressistas+politizam+apagao+9061997.htmlO blecaute repercute no Congresso desde a noite ontem.

Agência Estado |

"O que se discute atualmente é passarmos para uma nova etapa em matéria de tecnologia, de consumo de energia, do sistema elétrico como um todo, como já existe na Europa hoje. O enfoque não deve ser somente na produção de energia, mas também em relação ao consumo, às formas de consumo, a equipamentos mais modernos. Deve-se otimizar o sistema", disse o senador.

Sarney observou que a hidrelétrica de Itaipu oferece uma das tecnologias "mais avançadas do mundo", e que o apagão de ontem mostra "certa fragilidade" do sistema elétrico do País. Questionado se o ocorrido pode ter sido fruto de "sabotagem", Sarney respondeu: "Não, acho que deve ter sido algum problema técnico, porque o Brasil não tem nenhum ambiente atual para qualquer medida dessa natureza. Acho que isso é apenas um acidente mesmo. Raro, não é? Ultimamente nós não temos tido fato dessa natureza".

    Leia tudo sobre: apagão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG