Para polícia, há 7 responsáveis pela tragédia da TAM

O delegado Antônio Carlos Barbosa, do 27º Distrito Policial de São Paulo, no Campo Belo, informou que até ontem pelo menos sete pessoas poderiam ser responsabilizadas pelo acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho de 2007 ao lado do Aeroporto de Congonhas, na zona sul, que deixou 199 vítimas. Nesse estágio das investigações podemos vislumbrar sete ou oito pessoas que de alguma forma, por ação ou omissão, têm alguma responsabilidade no acidente, declarou.

Agência Estado |

A pouco mais de um mês do prazo que estipulou para concluir o inquérito, Barbosa não informou o nome das pessoas nem garantiu que todas serão indiciadas. A justificativa do delegado é que a divulgação dos nomes poderia atrapalhar o restante da investigação. "Falta o principal, que é o laudo da perícia", disse. No sábado, Barbosa esteve em Porto Alegre para a reunião mensal com os familiares das vítimas.

O vice-presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 3054 da TAM (AfavTAM), Archelau Xavier, afirmou que os parentes estão certos de que houve uma série de irresponsabilidades que resultou no choque do Airbus com o prédio da TAMExpress. "Esperamos que todos os responsáveis sejam indiciados, para que isso não volte a acontecer."

Na semana passada, o delegado declarou que a tragédia poderia ter sido evitada se a regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que proibia o pouso de aeronaves com reverso travado em Congonhas tivesse sido respeitada.

Guarulhos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou ontem a construção da terceira pista no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, em decorrência do alto custo financeiro necessário para tirar a obra do papel. Lula explicou que a ocupação irregular de terras nos arredores do aeroporto elevou demais os investimentos necessários à construção da pista. As informações são do O Estado de S. Paulo

*C/ Clarissa Oliveira

    Leia tudo sobre: acidente da tam

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG