lançará http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/03/19/serra-anuncia-que-e-candidato-a-presidencia/ target=_topa sua candidatura em abril. Para lideranças partidárias e especialistas, o anúncio confirma o que já era sabido no meio político e acaba com especulações sobre sua candidatura." / lançará http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/03/19/serra-anuncia-que-e-candidato-a-presidencia/ target=_topa sua candidatura em abril. Para lideranças partidárias e especialistas, o anúncio confirma o que já era sabido no meio político e acaba com especulações sobre sua candidatura." /

Para líderes, anúncio de Serra acaba com especulações sobre candidatura

O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), disse nesta sexta-feira em entrevista à TV Bandeirantes que http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/19/serra+diz+que+vai+lancar+candidatura+em+abril+9433510.htmllançará http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/03/19/serra-anuncia-que-e-candidato-a-presidencia/ target=_topa sua candidatura em abril. Para lideranças partidárias e especialistas, o anúncio confirma o que já era sabido no meio político e acaba com especulações sobre sua candidatura.

iG Brasília |

José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado: "Agora, sim, o jogo começa. Até aqui tínhamos partidas vencidas por W.O. Só estavam em campo os times da Dilma Rousseff (PT), do Ciro Gomes (PSB) e da Marina Silva (PV). Com o anúncio, enfim, o governador José Serra começa a colocar o seu time em campo. Não acho que isso vá influir no resultado imediato das pesquisas. Mas agora eles têm adversário. E o DEM está aí para fazer tabelinha com o Serra. Pode escrever que o jogo vai começar a mudar."

João Almeida (BA), líder do PSDB na Câmara: "Excelente. Ao assumir sua canidatura a presidente, Serra afasta definitivamente o mau agouro. Agora começou de fato a campanha. O mundo político sabia de sua candidatura. Mas uma declaração dessas num programa de TV de alta popularidade tira qualquer dúvida daqueles que, porventura, estivessem mal informaos. Agora podemos começar a discussão do vice. Ainda tenho esperanças de que o governador de Minas, Aécio Neves, se integre à chapa."

Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara: "Para o País é muito bom que o governador José Serra tenha admitido, enfim, sua candidatura. Independentemente de o PMDB etar apoiando o governo federal e a candidatura da ministra Dilma Rousseff, temos que admitir que o Serra é um grande nome. O País vai muito bem com candidatos como a Dilma, o Serra e a senadora Marina Silva."

Cesar Maia, ex-prefeito do Rio e principal cacique do DEM, por email: "Nenhuma novidade."

Eduardo Suplicy (PT-SP), senador: Qual é a novidade? Todos nós sabemos que o Serra é candidato. Ele só registrou que é. Na verdade, o Serra é candidato há muito tempo, há muitos anos. Votei nele para presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1963.

Márcio França, deputado federal e presidente estadual do PSB-SP: "O anúncio é a explicitação de uma situação mais que óbvia. De prático, elimina um pedaço do discurso do Ciro Gomes, que dizia que o Serra desistiria da disputa. Na verdade, caiu o último argumento do Ciro para não disputar o governo de São Paulo".

Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope: "Não muda muita coisa. Todo mundo já sabia que o governador de São Paulo é candidato a presidente da República. O que pode mudar o quadro eleitoral é a campanha. Até agora o Serra não fez campanha. Daí, em boa parte, o crescimento da Dilma Rousseff nas pesquisas. Quando o Serra vai começar a campanha de fato?"

José Genoino-PT: Não muda nada, é o óbvio

Cândido Vacarezza, líder do governo na Câmara dos Deputados: "Serra cedeu às pressões do PSDB para falar publicamente que é candidato. Mas do ponto de vista político não muda nada. Já estava muito claro".

Veja abaixo imagens a entrevista de Serra à TV Bandeirantes:

* com informações de Ricardo Galhardo, iG São Paulo

Leia também:

    Leia tudo sobre: eleições 2010josé serraserra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG