Para especialistas, musculação ajuda a manter bem-estar

Monótona. Essa é a principal desculpa de quem não gosta de musculação (ginástica com pesos e aparelhos).

Agência Estado |

Quatro entre seis especialistas consultados afirmaram que a musculação melhora o desempenho. Os outros consideram a atividade importante apenas para velocistas, que precisam de explosão. Mas todos concordam que, quando se foca no bem-estar, adicionar a musculação ao treino é muito interessante.

"A musculação também diminui a fadiga, protege as articulações e acelera a queima de gordura do organismo", explica o coordenador de musculação da academia Competition - Oscar Freire, João Paulo Faustino dos Santos.

O educador físico Julio Marchetti, especialista em exercícios com pesos, diz que a prática é interessante, mas que tudo depende dos objetivos. "Se for a corrida, o melhor é direcionar o treino para ela, se for qualidade de vida, a musculação é uma indicação interessante, quando bem orientada." O técnico de atletismo Carlos Ventura, o Carlão, vê a prática com ressalvas. "É indicada para velocistas. No caso dos fundistas, usamos o peso do próprio corpo em terrenos acidentados."

O professor de educação e treinador Orlando de Carvalho Filho explica que o melhor é malhar e correr em dias alternados. "Se não tiver esta possibilidade, treinar a corrida após a musculação, de preferência fazendo um intervalo para comer alguma coisa, se hidratar e dar tempo para a musculatura se recuperar do treino muscular. Assim você faz um treino intervalado mais rápido", acrescenta o coordenador da ginástica da Competition - Paulista, Ivo Moraes. As informações são do Jornal da Tarde .

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG