determinante em acidente com Airbus da TAM - Brasil - iG" /

Para delegado, posição dos manetes foi determinante em acidente com Airbus da TAM

SÃO PAULO - O delegado Antônio Carlos Barbosa, do 27º DP de São Paulo, responsável pelas investigações do acidente com o Airbus da TAM, disse neste sábado que a posição dos manetes do avião na hora do pouso foi determinante para o choque da aeronave. As informações são do Jornal Hoje.

Redação |

Segundo o delegado, que reuniu-se com familiares das 199 vítimas do acidente em Porto Alegre, o mantete (espécie de alavanca) estava na posição de aceleração,mas não se sabe se foi uma falha humana ou defeito mecânico.

No final de abril, Barbosa havia declarado que pelo menos sete pessoas poderiam ser responsabilizadas pelo acidente. "Nesse estágio das investigações podemos vislumbrar sete ou oito pessoas que de alguma forma, por ação ou omissão, têm alguma responsabilidade no acidente", declarou.

O vice-presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 3054 da TAM (AfavTAM), Archelau Xavier, afirmou que os parentes estão certos de que houve uma série de irresponsabilidades que resultou no choque do Airbus com o prédio da TAMExpress. "Esperamos que todos os responsáveis sejam indiciados, para que isso não volte a acontecer."

Na mesma semana, o delegado declarou que a tragédia poderia ter sido evitada se a regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que proibia o pouso de aeronaves com reverso travado em Congonhas tivesse sido respeitada.

Em 17 de julho do ano passado, o Airbus atravessou a pista de pouso do Aeroporto de Congonhas e se chocou com o prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

(*Com informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: acidente da TAM

    Leia tudo sobre: acidente da tam

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG