Papel de parede em alta

Papel de parede em alta Por Eleni Trindade São Paulo, 05 (AE) - Mudar a decoração da casa sem precisar comprar muitos materiais e sem fazer sujeira parece quase impossível. Mas, segundo especialistas, existe um material que cumpre muito bem essa função e dispõe de uma infinidade de cores e modelos para valorizar qualquer ambiente: o papel de parede.

Agência Estado |

"Gosto muito de usar papel de parede nos meus projetos porque ele confere rapidez à obra, protege a parede e tem muitas opções de texturas, cores e acabamentos", afirma o arquiteto Leonardo Junqueira. "Esse material é fácil e rápido de aplicar porque utiliza cola à base de água."

Segundo o profissional, a retirada do produto também é prática. "Se ele não for aplicado corretamente, pode ser facilmente removido, passando-se um pano molhado por toda a sua superfície, ou até mantido por baixo da colagem de um novo papel de parede."

De acordo com o professor Jéthero Cardoso de Miranda, coordenador do curso Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, esse material ajuda muito a mudar um ambiente. "O papel de parede dá um clima decorativo automático e, como hoje em dia as pessoas querem ter ambientes cada vez mais personalizados, ele é o produto mais indicado para quem quer imprimir um caráter só seu ao espaço."

Na opinião do arquiteto Leonardo Junqueira, porém, nem todos os ambientes podem ser decorados com esse recurso. "Não costumo utilizar o papel de parede para áreas molhadas dos imóveis, como banheiros e cozinhas, pois a umidade inerente a esses espaços pode danificar o produto, mas para as demais áreas existe uma variedade excelente de cores, texturas e acabamentos."

Segundo Junqueira, uma das soluções mais usadas é combinar a metade superior da parede com pintura e a inferior com papel de parede. "Nesses casos, eu utilizo a tinta e depois da secagem aplico o papel de parede."

Para obter um resultado positivo, é preciso ficar atento à superfície onde o produto será aplicado. "A parede precisa ser plana, sem rachaduras ou trincas e, principalmente, sem umidade, pois ela estraga o material", explica o professor Jéthero Cardoso de Miranda.

"Um das variedades mais usadas é o papel vinílico, que tem uma camada impermeável mais fácil de limpar."

Além de informar ao vendedor o tamanho da área a ser recoberta pelo produto para não haver desperdício de material, é preciso olhar a textura com bastante atenção. "O comprador não deve olhar o papel no catálogo como se fosse um álbum, mas deve observá-lo de longe para ter uma ideia clara de como ele ficará na parede", recomenda o professor. "Por exemplo: se a pessoa escolhe um papel branco com bolinhas vermelhas, ele pode ter um efeito cor de rosa se for olhado de uma certa distância."

Algumas estampas podem potencializar defeitos existentes na construção, enquanto outras disfarçam possíveis imperfeições e valorizam os ambientes. "Se a estampa escolhida tiver linhas verticais e a edificações não tiver sido feita com ângulos exatos de 90 graus, o problema fica evidenciado no papel de parede. Já papéis estampados com motivos florais ou geométricos ajudam a esconder esses problemas", ensina Miranda.

Boxe:
DICAS
Utilize o papel de parede apenas nos ambientes secos da casa. Locais sujeitos a umidade podem danificar o material

Caso seja necessário retirar o papel por causa de defeitos ou simples vontade de mudar a decoração, ele pode ser retirado facilmente com pano úmido

Se o papel é do tipo vinílico, pode ser retirado apenas a camada superficial protetora para que a parte de baixo sirva de base para aplicar outro papel

Após a aplicação, não se deve cortar as sobras com o produto ainda úmido pela cola. O acabamento será mais uniforme e o excesso pode ser retirado com o papel já seco com estilete bem afiado

Papéis vinílicos podem ser facilmente limpos com pano úmido e devem ser usados principalmente em ambientes com grande movimentação de pessoas e no quarto de crianças

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG