14/05 -
00:32
-
Luiz Raatz, repórter Último Segundo
APARECIDA - Modesto, prático e bem disposto. Assim as pessoas que conviveram com Bento 16 o descreveram. O pontífice que voltou para a Itália na noite deste domingo esteve por três dias com 126 voluntários, além dos 140 profissionais envolvidos em sua segurança e 40 hóspedes que ficaram com ele no Seminário Bom Jesus, no centro da cidade.
O papa se hospedou em um quarto amplo e simples. Decorado em tons sóbrios, o aposento tinha um aspecto confotável. Os travesseiros, chinelos e a roupa de cama da papa foram adornados com símbolos do Vaticano.
Próximos a Bento 16 ficaram dois de seus auxiliares. Ao lado de seu quarto, estava a capela onde ele celebrou uma missa na manhã de sábado.
Bento 16 jamais repetia a refeição. No cardápio, estavam massas, peixes e saladas. Sua bebida favorita era o suco de laranja. De sobremesa, o tradiconal strudel alemão. De acordo com a voluntária Rosa Cristina Ferreira, que serviu as refeições do papa, Bento 16 era atencioso com quem o atendia. "Ele fazia questão de agradecer muito olhando nos nossos olhos", contou.
O papa levou como lembrança uma imagem da padroeira da Baviera, sua terra natal, Nossa Senhora de Attöting. "Eu disse a ele que podia levar o que quisesse e ele escolheu esse quadro, que lhe remetia a sua infância na Alemanha", contou o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damaceno.
Joseph Ratzinger não tocou o piano colocado a sua disposição. A agenda lotada não lhe permitiu. Foi inflexível nos horários. Mesmo ao chegar ao seminário em cima da hora, após a missa deste domingo, não quis adiar o almoço. O papa também elogiou bastante a estrutura do seminário. "Ele comentou que a construção parecia os mosteiros europeus", contou dom Damaceno. "Ele estava muito à vontade".
No dia-a-dia, o convívio com Bento 16 foi agradável, segundo o arcebispo. "Nas refeições, tivemos conversas amenas sobre questões sociais e política da América Latina". Ainda de acordo com dom Damaceno, o papa surpreendeu pelo preparo físico. "Em nenhum momento, ele pediu auxílio para se locomover. Estava bem disposto".
O pontífice se mostrou feliz com o carinho do povo brasileiro. "Ele agradeceu muito a acolhida que recebeu e se emocionou com os abraços das crianças na Fazenda da Esperança e com a religiosidade do povo brasileiro", acrescentou o arcebispo.
O Seminário Bom Jesus deve ser aberto para visitação em junho. Até lá, serve de hospedaria para alguns dos integrantes da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam). Bento 16 é o segundo papa que se hospeda no prédio, construído em 1894. O primeiro foi João Paulo 2º, em 1980.
Publicidade
Livro faz reportagem fotográfica sobre a vinda do papa ao Brasil
Papa autoriza publicação do documento final da Celam realizada em Aparecida
Papa denuncia programas de TV violentos ou que vulgarizam a sexualidade