11/05 -
12:25
, atualizada às 19:59 11/05 -
Da Redação do Último Segundo
SÃO PAULO - Durante o encontro com bispos do Brasil, realizado na Catedral da Sé, região central de São Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira, Bento 16 fez um pronunciamento claro aos missionários e não usou meias palavras para pedir que se evitem os "desvios sexuais" na Igreja.
"Um bom e assíduo acompanhamento espiritual é indispensável para favorecer o amadurecimento humano e evita o risco de desvios no campo da sexualidade. Tende sempre presente que o celibato sacerdotal é um dom que a Igreja recebeu, e quer guardar, convencida de que ele é um bem para ela e para o mundo", afirmou.
O papa ainda falou sobre a perda de fiéis e pediu aos bispos para não medirem esforços na busca dos católicos afastados. "As pessoas mais vulneráveis ao proselitismo agressivo das seitas são motivo de justa preocupação", disse o papa, falando sobre a evasão de fiéis. "Trata-se, efetivamente, de não poupar esforços na busca dos católicos afastados", acrescentou.
Bento 16 ressaltou que os missionários da igreja devem ser enviados aos centros urbanos e dialogar com as pessoas. "O povo nas periferias urbanas ou no campo precisa sentir a proximidade da Igreja", disse Bento 16. "Os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho"
| AP |
![]() |
Sobre os relacionamentos humanos, o Santo Padre criticou mais uma vez a "ferida dos divórcios" e das "uniões livres, que se alastram". Bento 16 pregou ainda uma "visão da economia e dos problemas sociais a partir da perspectiva da doutrina social da Igreja" e "um rosto humano e solidário à economia". "Não é nenhuma novidade a constatação de que vosso País convive com um déficit histórico de desenvolvimento social", acrescentou.
Sons de sino
Na chegada à catedral, por volta das 16h, o papa foi recebido ao som dos sinos e saudado pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, e quatro monges beneditinos que entoaram o canto gregoriano "Oração das Vésperas". Esta prece é tradicionalmente realizada como forma de agradecimento e louvor pelo dia transcorrido.
![]() |
ACONTECEU NESTA SEXTA-FEIRA!
PRIMEIRO DIA
SEGUNDO DIA
Publicidade
Livro faz reportagem fotográfica sobre a vinda do papa ao Brasil
Papa autoriza publicação do documento final da Celam realizada em Aparecida
Papa denuncia programas de TV violentos ou que vulgarizam a sexualidade