20/04 -
15:45
-
Redação
O papa Bento 16, que visitará São Paulo entre os dias 9 e 11 de maio, terá um esquema especial de segurança que mobilizará aproximadamente cinco mil homens sob a autoridade do Exército.
A operação será coordenada pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal em São Paulo em parceria com os soldados do Exército, Polícia Militar, Guardas Civis e Metropolitanos, Policiais Rodoviários, Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Cavalaria e a Guarda Suíça.
Bento 16 desembarca no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 16h30, onde participará da Cerimônia de boas-vindas e proclamará seu discurso. Uma hora depois segue de helicóptero para o Campo de Marte, na Zona Norte da Capital.
Segundo informações da organização da visita, uma escolta de segurança com 350 agentes da Polícia Federal estará à frente de todo o trajeto.
Haverá esquema especial nas ruas do percurso da comitiva papal. Elas serão interditadas, mas reabertas logo em seguida a fim de minimizar os transtornos causados à população.
Segundo o Exército e a Polícia Federal, o trajeto de Bento 16 ainda não está definido. A decisão será feita momentos antes de cada trecho porque depende, inclusive, das condições meteorológicas.
A PM paulista mobilizará mil homens, 300 veículos (entre carros, motos e veículos pesados) e 24 cavalos para a segurança de Bento 16. A PM ficará responsável pelo policiamento ao redor do Mosteiro de São Bento, onde o pontífice ficará hospedado; fará, ainda, a segurança dos deslocamentos e do aeroporto. Já a Polícia Civil disponibilizará 300 homens, 50 viaturas, uma delegacia móvel e atiradores de elite.
Publicidade
Livro faz reportagem fotográfica sobre a vinda do papa ao Brasil
Rodovia que liga São Paulo a Aparecida do Norte tem tráfego normal
Brasil já tem seu 1º santo; papa critica mídia por ridicularizar virgindade e casamento