O atual bispo de Assis, d.Maurício Grotto de Camargo, será o novo arcebispo metropolitano de Botucatu, a 238 km de São Paulo, um dos arcebispados mais tradicionais da Igreja Católica no Estado de São Paulo.

A nomeação, por ato do papa Bento XVI, foi anunciada hoje pelo Vaticano e a posse deve ser realizada em janeiro de 2009. D. Maurício substituirá o atual arcebispo, d. Aloysio Leal Penna, de 75 anos, que teve seu pedido de renúncia em razão da idade aceito pelo papa, conforme prevê o direito canônico.

Com 51 anos, d. Maurício será o mais jovem bispo a assumir o arcebispado, que acaba de completar 100 anos. Natural de Presidente Prudente, no Pontal do Paranapanema, ele iniciou os estudos no seminário diocesano local. Ordenado padre em 1981, atuou como coordenador pastoral, chanceler da cúria e coordenador paroquial em Presidente Prudente. Vigário em várias paróquias numa região conhecida pelos conflitos fundiários, tornou-se defensor da luta pela reforma agrária e chegou a defender as ocupações de terra.

De fevereiro a julho de 2000, exerceu o cargo de subsecretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. No mesmo ano, d. Maurício foi nomeado bispo coadjutor de Assis. Em outubro de 2004, passou a ser o bispo titular da diocese. Atualmente, ele é membro da comissão episcopal pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, responsável pelas Pastorais da Mobilidade Humana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.