RIO DE JANEIRO ¿ O bondinho do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro e responsável pelo transporte de mais de 26 milhões de turistas, estará fechado das 19h desta terça-feira até as 12h da próxima quinta-feira. A paralisação no serviço ocorre por causa da reposição da primeira das quatro cabines teleféricas que levam os visitantes da Praia Vermelha à estação Morro da Urca, na zona sul.

De acordo com a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa privada que administra o ponto turístico, na próxima quinta-feira, data de reabertura do Parque, será realizada uma cerimônia oficial para a viagem inaugural do novo bondinho.

A solenidade marcada para as 9h contará com a presença do governador Sergio Cabral Filho, da diretora-geral da companhia, Maria Ercilia Leite de Castro e de autoridades do turismo. O Arcebispo do Rio, o cardeal Dom Eusébio Scheid, abençoará o novo equipamento.

A previsão da empresa é de que o segundo dos quatro teleféricos seja instalado no dia 25 de junho e os dois últimos no segundo semestre deste ano. Para representar as gerações dos bondes (1912, 1972 e 2008), três recepcionistas estarão vestidos à caráter, com roupas que relembram as diferentes épocas. Para animar os convidados, a Banda do Batalhão de Guardas fará apresentação na Praia Vermelha.

Investimento de 3 milhões de euros

Encomendadas da suíça, as novas cabines teleféricas contabilizaram um investimento da Companhia de cerca de 3 milhões de euros. Os principais diferenciais dos novos bondes são design mais moderno (formas mais arredondadas), vidros fumê anti-reflexo, novo sistema de ventilação e uma trilha sonora especial, composta por clássicos da música brasileira.

Os atuais bondinhos serão substituídos depois de 36 anos em funcionamento e tendo transportado mais de 26 milhões de turistas. Nesses anos de operação, os teleféricos fizeram parte de momentos marcantes da história, como quando o equilibrista americano Steven McPeak caminhou sobre o cabo do teleférico, em 1977 ou na filmagem do filme James Bond 007 Contra o Foguete da Morte, em 1979.

Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar é considerado um dos locais mais bonitos e visitados do mundo e está incluído no mapa turístico carioca como um dos principais ícones da cidade. Primeiro do Brasil e terceiro no mundo, o teleférico foi construído, operado e administrado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, fundada em 1911.

Leia mais sobre: turismo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.