Panes em subestações provocam queda de energia e do acesso à internet em Brasília

BRASÍLIA ¿ Duas panes em subestações que abastecem Brasília provocaram a queda de energia no centro da capital federal. Uma das falhas ocorreu em uma subestação localizada no prédio da Brasil Telecom devido a um incêndio, impedindo o acesso à internet por usuário em todo País.

Redação |

A Companhia Energética de Brasília (CEB) tenta resolver os problemas, que tiveram início às 16h desta quinta-feira. O sistema da Brasil Telecom (BrT) teria ficado paralisado por uma hora e meia, de acordo com nota oficial divulgada pela empresa . Segundo a BrT, o sistema está sendo restabelecido progressivamente.

As principais regiões atingidas pelo incêndio foram as lojas da BrasilTelecom e a estrutura interna do prédio onde houve a pane. Um relatório previsto para ser concluído amanhã deve esclarecer o número de cliente externos afetados e em quais localidades.

O prédio utiliza energia proveniente de gerador próprio. Entretanto, o Cyber Data Center, responsável por serviços de voz e internet, deixou de funcionar temporariamente. Isso porque a fumaça produzida no incêndio acionou dispositivo de segurança que interrompe o funcionamento do sistema de ar-condicionado para que a fumaça não se espalhe.

O aquecimento do prédio acabou provocando a paralisação de equipamentos responsáveis pelo provimento de internet de alguns clientes. Os serviços de voz não foram afetados. A previsão da empresa é normalizar os serviços de internet ainda hoje.

De acordo com a assessoria da CEB, a pane que atingiu a outra subestação provocou a interrupção no abastecimento de energia do Sudoeste, Guará e Setor de Indústrias Gráficas, regiões próximas ao centro de Brasília. Ainda não se sabe o motivo desta pane e quando o fornecimento de energia será reestabelecido.

    Leia tudo sobre: brasil telecom

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG