Pane em Itaipu provoca apagão em várias regiões do país

SÃO PAULO (Reuters) - O apagão que atinge várias regiões do país na noite da terça-feira foi causado pelo desligamento completo da usina hidrelétrica de Itaipu devido, possivelmente, a uma forte tempestade, afirmou o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas em Brasília. O abastecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 22h15 (horário de Brasília) em pelo menos oito estados. São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás foram afetados. De acordo com o ministro, o estado do Rio de Janeiro foi o mais atingido, e o Paraguai também registrou falta de energia.

Reuters |

"Não se sabe exatamente a causa, mas imagina-se que questões atmosféricas, tempestade de grande intensidade, possa ter contribuído ou determinado o desligamento das linhas de (trasmissão) de Itaipu", disse Lobão.

Na cidade de São Paulo, o apagão complicou o trânsito, paralisou o sistema metroviário e interrompeu parcialmente telefones fixos e celulares.

"Houve também desligamento de algumas linhas abastecidas por Furnas. Ao desligar a linha de Itaipu, outras linhas, por consequência, dentro do sistema interligado, também saem de funcionamento."

Lobão acredita que "dentro de muito pouco tempo seja possível (...) restaurar o funcionamento de todas essas linhas".

Pelo menos 17 mil megawatts, o suficiente para abastecer o Estado de São Paulo, saíram do sistema elétrico nacional, informou a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

(Reportagem de Bruno Marfinati e Denise Luna)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG