Pancadas de chuva e rajadas de vento devem atingir extremo sul do País nesta terça-feira

PORTO ALEGRE ¿ A chegada de uma nova frente fria nesta terça-feira irá provocar muita nebulosidade e pancadas de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões de fronteira com o Uruguai e a Argentina. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudo Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os temporais virão acompanhados de rajadas de vento, trovoadas, descargas elétricas e ocasional queda de granizo.

Redação |

CPTEC/INPE

Imagem de satélite mostra frente fria avançando pelo sul

Segundo o Cptec, as condições meteorológicas estão favoráveis a rajadas de vento de 60km/h a 90km/h em áreas isoladas no sul e oeste do Rio Grande do Sul. Já no litoral do Estado, os ventos soprarão com intensidade moderada e por vezes fortes, oscilando em torno dos 40km/h. Em mar aberto, os ventos serão mais intensos, podendo atingir marcas superiores aos 70km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta a população a evitar áreas de alagamentos e alerta para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. O órgão também recomenda evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e também em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

O tempo no Rio Grande do Sul só deve começar a melhorar na quinta-feira, mas haverá declínio nas temperaturas em virtude da entrada de uma massa de ar polar. Com isso, pode ocorrer geada no oeste e no sul do Estado. Há previsão ainda de pancadas chuvas em áreas isoladas no planalto e na serra do noroeste.

Leia mais sobre: previsão do tempo

    Leia tudo sobre: meteorologiaprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG