Pancadas de chuva atingem Norte, Nordeste e Sul do País

BRASÍLIA - A semana começa com pancadas de chuva nas regiões Norte, Nordeste e Sul do País, por conta do calor, da umidade e dos ventos em altitude, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Agência Estado |

De acordo com os últimos números divulgados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), os desastres provocados por fortes chuvas e enchentes já deixaram 257.802 pessoas desalojadas, aquelas que estão hospedadas com amigos ou familiares, e 122.126 desabrigadas, ou seja, que tiveram de deixar suas casas e dependem de abrigos públicos. 

No nordeste do Pará e centro-sul do Amapá, as pancadas de chuva estarão associadas com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que continuará influenciando esta área, assim como o norte da Região Nordeste.

Chuvas ocorrerão entre Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia, sendo que o tempo ficará instável no litoral baiano. Céu nublado e com pancadas de chuva em grande parte do centro-oeste da Região Sul e sul de Mato Grosso do Sul, sendo que no período da tarde as pancadas de chuva atingirão o leste da Região Sul e as áreas centrais e oeste de Mato Grosso do Sul.

Pancadas localizadas de chuva devem ocorrer no oeste de Mato Grosso por conta do calor e umidade. Em São Paulo, apesar de um aumento da quantidade de nuvens, as chances para alguma pancada de chuva no período da tarde na Grande São Paulo e no Vale do Paraíba são remotas, mas existem.

Há maiores chances de pancadas de chuva no sul e sudoeste do Estado paulista. No centro-sul do Tocantins, em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Mato Grosso deve predominar sol entre poucas nuvens.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG