Países voltam a discutir mudanças climáticas hoje

Começa nesta segunda-feira em Bangcoc, na Tailândia, a penúltima reunião de negociação entre os países antes da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Copenhague.

Agência Estado |

Faltam 70 dias para o evento na Dinamarca, que tem como objetivo principal chegar a um consenso sobre as metas de redução de emissão de gases estufa que os países desenvolvidos deverão assumir para o segundo período do Protocolo de Kyoto. A primeira fase do acordo acaba em 2012.

A expectativa é que 2,5 mil pessoas participem do encontro em Bangcoc, divididas em delegações de governos, representantes da indústria, organizações ambientais e de pesquisa. Elas trabalharão para consolidar o texto do acordo que deverá ser fechado em Copenhague.

Na semana passada houve um aquecimento para a convenção do clima durante reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Os presidentes dos Estados Unidos e da China, países que não são signatários de Kyoto e respondem por cerca de 40% das emissões globais de dióxido de carbono, afirmaram que farão esforços para reduzir as taxas.

Ainda há, no entanto, muitos impasses. As nações industrializadas desejam que os principais países em desenvolvimento, como China, Índia e Brasil, comprometam-se a reduzir sua curva de crescimento das emissões de CO2. Outro problema é que os EUA ainda não aprovaram a lei nacional de energia e clima no Senado. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo .

    Leia tudo sobre: clima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG