País terá problemas com a dengue enquanto não tiver vacina eficaz, diz Temporão

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira que, enquanto o País não desenvolver uma vacina eficaz para a prevenção da dengue, sempre terá problemas com a doença. O último balanço parcial do Ministério da Saúde informa que os casos de dengue no país chegam a 406.883 até agosto. De acordo a pasta, houve uma queda de 46,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Agência Brasil |

Após participar do lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue, Temporão disse que há uma iniciativa pioneira para a produção da vacina contra a dengue, por meio de uma parceria com um laboratório estrangeiro. Sem dar mais detalhes, ele adiantou apenas que essa é a primeira vez em que um laboratório se associa ao País para tratar de uma doença negligenciada.

Claro que a vacina demora porque, para ser eficaz, ela tem que proteger os quatro sorotipos. Temos que apostar no desenvolvimento da vacina mas, enquanto isso, precisamos utilizar os mecanismos que temos, disse.

Entre as mudanças mais recentes na campanha de combate à doença, o ministro destacou a mudança de uma chamada individual para uma chamada de ação coletiva, que inclui prefeitos, organizações e empresários, por exemplo. Ele também elogiou a participação das Forças Armadas em algumas localidades e o melhor treinamento dos profissionais de saúde.

As novidades previstas para 2009 e 2010 incluem a universalização dos protocolos de conduta entregues aos profissionais de saúde. Ao todo, 300 mil médicos e 292 mil enfermeiros terão acesso ao documento. Outro destaque é a notificação online de casos da doença, assim como das mortes provocadas por ela. A iniciativa, de acordo com o ministro, será implantada a partir de novembro em um estado piloto, ainda não definido, e deve ser estendida às demais unidades federativas já nos próximos anos.

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG