SÃO PAULO - O município de Urubici, na região de serra em Santa Catarina, bateu mais um recorde de frio no País este ano. Na madrugada desta quarta-feira, os termômetros marcaram - 4,4º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça, a temperatura já havia chegado aos -3º C.

Além de muito frio, a semana começou com neve no Sul do País. Na noite de segunda, nevou em Bom Jesus, na serra gaúcha, e na tarde desta terça, o fenômeno se repetiu na serra catarinense, na cidade de São Joaquim. 

AE
Pedestres se protegem do frio ao caminharem em São Paulo, nesta terça

Nesta madrugada, caíram as temperaturas também em outras regiões do País. No Paraná, os termômetros chegaram a -4,2º C, em Belo Horizonte, registraram 10º C, já Porto Alegre teve 5º C.

Na capital paulista, o frio também continuou nesta quarta-feira. No mirante de Santana, foram registrados 8,6º C, pouco mais do que nesta terça-feira, quando São Paulo teve 8,2º C.

Previsão

Uma frente fria chegou ao sul da Bahia e espalha muitas nuvens na região. Uma faixa de nuvens associada a este sistema frontal se estende até o sul do Pará.

No centro-sul do País, uma forte massa de ar polar cobre a região e, além de dificultar a formação de nuvens carregadas, mantém a temperatura bastante baixa. Em São Paulo, o frio continua pelo menos até sexta-feira, sem previsão de chuvas para a capital.

O ar frio também chegou ao sul da Amazônia, o que caracteriza o fenômeno da friagem. Na costa norte do Nordeste, nuvens carregadas associadas à Zona de Convergência Intertropical deixam o tempo instável. Tempo carregado também no Pará, Amapá, Roraima e no centro-norte do Amazonas.

Neve em Santa Catarina:

Leia mais sobre: previsão do tempo 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.