País registra mais de 12 mil focos de incêndio

Mato Grosso e Pará lideram em número de ocorrências

iG São Paulo |

Mais de 12 mil focos de incêndio são registrados no País nesta segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos 12.359 casos em todo o Brasil, o Estado do Mato Grosso lidera no número de ocorrências, com um total de 4.007 focos. Em seguida aparece o Estado do Pará com 3.427casos.

De acordo com a meteorologista Tabiana Weykamp, do Climatempo, a tendência é que esses focos de incêndio continuem crescendo. “Estamos numa época de grande seca nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, que influencia significativamente nos números de incêndio. Existe uma massa de ar seco que impede que nuvens de chuva se aproximem da região”, explica.

Ainda segundo a meteorologista, boa parte desses focos é causada propositalmente, fogo que se alastra facilmente com a ajuda da baixa umidade do ar. “Em regiões como o Centro-Oeste não chove desde maio, e isso colabora para que esses focos de queimadas se espalhem mais rápido do que o normal”.

A previsão é que o tempo seco continue nesta semana no Centro-Oeste e Sudeste, já em Estados do Norte e Nordeste devem ocorrer pancadas de chuva, que se estenderão do litoral da Bahia até a região de Natal, no Rio Grande do Norte.

    Leia tudo sobre: queimadasfogotemposecochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG