Paes toma posse e cria gabinete contra a dengue

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), tomou posse nesta quinta-feira, por volta de 13h, em cerimônia na Câmara Municipal da capital. Durante o discurso de posse, ele disse que vai criar um gabinete de combate à dengue.

Anderson Dezan, repórter do Último Segundo no Rio |

O novo secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, afirmou também que a época da ilegalidade no Rio de Janeiro acabou. De acordo com o novo secretário, entre as mudanças previstas estão o aumento do horário de atuação da Guarda Municipal nas ruas da cidade e a demolição de construções irregulares, sem especificar quais serão _o Rio tem algumas das maiores favelas do Brasil. 

Em algumas áreas da cidade, nós vamos esticar o horário de funcionamento da guarda até às 21h. Nós vamos, ainda, começar a demolição de algumas construções irregulares. Elas serão anunciadas amanhã [sexta-feira].

Os vereadores do Rio elegeram nesta manhã, após a posse, a nova composição da mesa diretora. O presidente da Câmara é Jorge Felippe (PMDB), o 1º vice-presidente é Stepan Nercessian (PPS) e o 2º vice-presidente é o Carlo Caiado (DEM). O 1º secretário é o doutor Jairinho (PSC) e a 2ª secretária é Patrícia Amorim (PSDB). Os suplentes são, pela ordem, Nereide Pedregal (PDT) e doutor Carlos Eduardo (PSB).

A renovação da Câmara foi de 47.7%. Foram eleitos 51 vereadores e o partido com mais vereadores é o DEM, com 8 nomes. O PMDB e o PSDB têm cinco parlamentares, cada um.

Luiz Guaraná, eleito vereador pelo PSDB, vai pedir licença do cargo para assumir a secretaria municipal de obras, assim como Márcio Pacheco, do PSC, que vai ser secretário de pessoas com deficiência.

Clarissa Garotinho

A vereadora Clarissa Matheus (PMDB), filha do ex-governador Anthony Garotinho, foi escolhida nesta quinta-feira, durante a cerimônia de posse na Câmara Municipal do Rio, líder da bancada do PMDB na Casa. A parlamentar foi eleita pela primeira vez, com 42.062 votos.

É uma honra ser eleita líder do partido na Câmara por unanimidade.Espero, durante o meu mandato, poder votar em conjunto com a bancada e o Poder Executivo, disse a vereadora. De acordo com Clarissa, o seu relacionamento com o novo prefeito do Rio, Eduardo Paes, também do PMDB, é a melhor possível. Segundo ela, houve discordância entre os dois no período de realização de acordos partidários, mas essas desavenças ficaram para trás. Houve uma disputa política no período de acordo partidário, mas essas disputas já estão superadas, afirmou. A Câmara Municipal e o governo da cidade têm de andar afinados para fazer o melhor pela nossa cidade.

Anthony Garotinho também foi à posse. Para ele, Paes está iniciando uma nova gestão de forma positiva. O Eduardo Paes está começando muito bem, ele tem um secretariado composto por diversas forças políticas, sem desprestigiar o PMDB.

Leia também:

    Leia tudo sobre: rio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG