BRASÍLIA ¿ Ex-subchefe da Secretaria de Assuntos Federativos, Alexandre Padilha, tomou posse nesta segunda-feira como novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Ele vai substituir José Múcio, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

O novo articulador político do presidente chegou à secretaria em agosto de 2005. Após passar por diversas funções, Padilha, 38 anos, foi efetivado como subchefe da Secretaria de Assuntos Federativos da pasta em janeiro de 2007. Antes disso, havia sido diretor de saúde indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Lula assinou o ato de posse em uma cerimônia completamente tomada por prefeitos e parlamentares do País, além de diversos ministros - entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - e governadores e senadores.

No momento do anúncio da posse, Padilha teve seu nome gritado em coro pela platéia de prefeitos e parlamentares. Não tem espaço aqui para receber todos que queriam vir. Mas nos comprometemos ¿ eu e o ministro Múcio - a ficar aqui depois da cerimônia para da um abraço em cada um de vocês, disse Padilha.

Leia mais sobre: Lula - Padilha

    Leia tudo sobre: lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.