Separatistas falam em mudar capital do Pará para interior

Após perder plebiscito sobre divisão do Estado, líderes começam nova campanha

Wilson Lima, enviado ao Pará |

Os presidentes das frentes pró-Carajás e pró-Tapajós defenderam após a vitória do “Não” no plebiscito a mudança da capital do Pará de Belém para o interior do Estado. A ideia foi levantada pelo deputado Lira Maia, presidente da frente pró-Tapajós, mas também é endossada pelos separatistas de Marabá.

Segundo o deputado Lira Maia, essa mudança ocorreria por meio de uma “Proposta de Emenda Constitucional (PEC)” a ser apresentada no Congresso Nacional. “Vamos reunir com a assessoria do congresso e assessoria jurídica, e os deputados federais que são favoráveis, vão entrar com a emenda, pedindo a vinda da capital do estado para interior”, declarou Maia.

“Quero dizer que todo este esforço de mais de 1.146.762 pessoas (moradores de Tapajós e Carajás), não foi em vão e nem desperdiçada, pois este numero será a lenha para a nova batalha daqui pra frente”, complementou Lira em entrevista coletiva.

O presidente da Frente Pró-Carajás, deputado João Salame (PPS), classificou em entrevista à Rádio CBN como “desinteligência” a manutenção do Estado do Pará. “O Estado do Pará é incapaz de prover de políticas públicas para seus flagelos. Havia um forte preconceito contra a classe política, e um forte apelo por parte do governo do Estado,dos empresários da capital e isso tudo pesou muito. Nos resta acatar o resultado e esperar que os políticos que comandaram a campanha do ‘Não’, que governem o Pará e a partir de agora façam o que não fizeram em 25 anos”, disse o deputado João Salame.

Continue lendo sobre a divisão:

O debate:

- Como ficaria o Brasil com os novos Estados

A campanha:

- Na reta final, separatistas ficam sem tempo no rádio e na TV

- Governador do Pará diz que plebiscito cria ressentimento e mágoa

- 'Não somos galos em rinha', diz governador em direito de resposta

- Movimento pede boicote a deputados que pregam divisão do Pará

- Receita dos municípios vira alvo de disputa em campanha

- Na última hora, "dança da chuva" virtual tenta elevar abstenção


    Leia tudo sobre: ParáTapajósCarajásplebiscitodivisão do Parádivisao do para

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG