O que você acha da divisão do Pará? Dê sua opinião

População vai decidir, em um plebiscito, se o Estado será ou não dividido em três: Carajás, Tapajós e parte do atual Pará. Opine

Wilson Lima, iG Maranhão |

No dia 11 de dezembro, uma votação no Pará poderá trazer grandes consequências para o Estado – e para o Brasil. A população do Pará vai decidir, em um plebiscito, se o Estado será ou não dividido em três: Carajás, Tapajós e uma fração do atual Pará.

A campanha esquenta:

- Governador do Pará diz que plebiscito cria ressentimento e mágoa

- Movimento pede boicote a deputados que pregam divisão do Pará

- Tacacá e Belém são estrelas do início da campanha do plebiscito

- Receita dos municípios vira alvo de disputa em campanha

- Exército vai reforçar segurança durante plebiscito

Há bons argumentos tanto do lado do sim quanto do não. Quem é a favor diz que a emancipação de Carajás e Tapajós acelerará o desenvolvimento econômico e social destas regiões e ainda permitirá que o Pará tenha mais dinheiro para investir nas suas regiões mais carentes. Quem é contra afirma que dividir o Estado não implica em melhora de índices sociais, como mostrariam os Estados territorialmente pequenos do Brasil, como Alagoas e Sergipe. Quem é a favor diz que, quanto mais próximo for o governo, mais facilmente ele é cobrado pela população. Quem é contra diz que a criação de novas assembleias e tribunais vai sugar preciosos recursos públicos.

O iG acredita que existem dezenas de outros argumentos, dos mais gerais aos mais específicos. E quer saber qual é o seu, para contribuir com este debate.

No Twitter e no Facebook, argumente por que o Pará deve ou não ser dividido em 3. Ao final da sua mensagem, use a tag #votonão, se você é contra a divisão, e #votosim, se você é a favor da divisão.

Depois, o iG vai coletar a sua opinião e publicar em duas páginas: uma só com os argumentos do sim, outra só com os argumentos do não. Desta forma, você, de todo o País, pode contribuir com o debate. Quanto mais argumentos, melhor a decisão. Participe!

Reprodução
Pará será o menor dos 3 Estados, caso divisão seja aprovada

    Leia tudo sobre: ParáTapajósCarajásplebiscito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG