Polícia Federal faz operação no Pará contra fraude em benefícios da Previdência

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará

Agência Brasil

A Polícia Federal, o Ministério da Previdência e o Ministério Público Federal deflagraram nesta terça-feira (4) uma operação para desarticular um esquema de fraude em benefícios no Pará. Desde o início da manhã, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará na Operação Quatipuru, em alusão ao antigo nome de Capanema.

De acordo com a Polícia Federal, sete servidores da Previdência Social e um intermediário fraudavam o Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) reabrindo processos de habilitação, anteriormente indeferidos, por não comprovação de efetivo exercício de atividade rural. Eles também são acusados de conceder salário-maternidade para trabalhadoras rurais com apresentação de certidões de nascimento falsas.

A fraude, segundo a PF, provocou prejuízo avaliado em cerca de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos. O valor pode ser ainda maior, já que esse montante corresponde ao resultado de uma amostragem em 78 benefícios. Os envolvidos pode ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos nos sistemas previdenciários, falsificação de documentos e quadrilha.

Leia tudo sobre: polícia federaloperaçãofraudebenefíciosprevidência

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas