Círio de Nazaré atrai milhões de fiéis em Belém

Principal procissão espera reunir 2 milhões de pessoas; missa contou com a presença de 50 mil fiéis na manhã deste domingo

iG São Paulo | - Atualizada às

Milhões de fiéis acompanharam neste domingo (7) a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja da Sé, para percorrer um percurso de 3,7 km na principal romaria do Círio de Nazaré, realizada em Belém (PA).

Após a missa, celebrada em frente à catedral Metropolitana, às 6h45, teve início a procissão. A expectativa da organização do evento é atrair 2 milhões de fiéis. A missa, presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Gioavanni d'Aniello, reuniu 50 mil pessoas.

Leia também:  Círio de Nazaré atrai milhares de fiéis em Belém

Durante a procissão, os fiéis fazem homenagem à santa e tentam tocar a corda do Círio, para agradecer as graças alcançadas ou fazer pedidos. A corda foi atrelada próximo à Praça do Relógio neste domingo.

Em setembro de 2004, o Círio foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio nacional.

A história

Segundo a tradição católica, o caboclo Plácido José de Souza encontrou, às margens do igarapé Murutucú, onde hoje está a basílica, uma pequena imagem da santa em 1700. Após encontrá-la, ele levou a santa para casa. Quando voltou, ela não estava mais lá. Ele então decidiu voltar ao igarapé: lá estava a santa. Quase todo o dia o fato se repetiu, até que o caboclo resolveu construir uma capelinha na margem do fio d'água.

Muitos anos depois, em 1792, o Vaticano permitiu a procissão em homenagem à santa em Belém do Pará, que foi feita pelo capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, que à época governava a então província do Pará.

O primeiro Círio aconteceu no dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a celebração foi fixada no segundo domingo de outubro.

    Leia tudo sobre: círio de nazarébelémparáigreja católica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG