Outono começa nesta terça-feira e deve ter temperaturas na média para a estação

A estação é uma transição entre o verão e o inverno, por isso deve ter calor e umidade no início e frio e tempo seco no final

iG São Paulo |

O outono começa às 02h14 desta terça-feira e será uma estação de transição, com maior presença de frentes frias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “A estação pega ainda as características finais do verão, como calor e umidade e começa a apresentar as características do inverno, com tempo frio e seco”, explica o meteorologista Marcelo Schneider.

AE
Mulher caminha em São Paulo nesta segunda-feira (19)

Apenas essa primeira semana do outono deve ser mais chuvosa e com o ar quente, principalmente na região Sudeste. A partir da próxima semana, a tendência é de o tempo ficar mais seco gradativamente.

Fim de estação: Verão teve janeiro frio e fevereiro muito quente

Veja a previsão do tempo para sua cidade

No Sul do País, as chuvas devem ser um pouco mais frequentes, pelo fato de o efeito La Niña estar terminando e, consequentemente, as águas do Oceano Pacífico ficarem mais aquecidas. No Centro e no Sudeste, as chuvas tendem a diminuir e as temperaturas devem ser mais amenas.

No extremo norte das regiões Norte e Nordeste , o comportamento é o contrário, ou seja, começa o período mais chuvoso. A previsão é de que haja mais chuvas no norte de Amazonas, Pará, Acre e nos Estados do Nordeste. As temperaturas poderão variar de 22ºC a 30ºC.


    Leia tudo sobre: outonoestaçãotemperaturaschuvas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG