Outono começa hoje com céu claro em São Paulo e no Rio de Janeiro

O verão chegou ao fim. O outono começa oficialmente às 14h32 desde sábado, pelo horário de Brasília, com céu claro em São Paulo e no Rio de Janeiro. Isso porque o ar mais seco impede a formação de nuvens em boa parte do Sudeste do País.

iG São Paulo |

De acordo com a Climatempo, uma frente fria se afasta em alto-mar, entre o litoral do Sudeste e do Nordeste. As nuvens carregadas de chuva ainda ficam espalhadas pelo centro-norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Outra frente fria espalha muitas nuvens pelo centro-norte do Rio Grande do Sul e por Santa Catarina.

São Paulo

Depois de um verão atípico, com temperaturas acima da média e chuvaradas, o paulistano pode, enfim, respirar aliviado. Pelo menos é o que garantem os meteorologistas: o outono deve ser bem normal.

"A tendência é que as temperaturas abaixem, principalmente à noite. Vai ficar mais confortável para dormir", afirma a meteorologista Neide Oliveira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Para o paulistano, entretanto, ainda há riscos de enchente até o início de abril, porque podem ocorrer pancadas fortes de chuva."

De acordo com o Inmet, o clima deste outono não deve fugir muito das médias históricas da estação - março: 27ºC e 186 mm; abril: 25ºC e 78mm; e maio: 23ºC e 66mm. "Talvez com números ligeiramente acima", diz Neide, atribuindo a pequena variação ainda aos efeitos do El Niño - fenômeno responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que causou o "verão doido" que acaba hoje. "Ainda sofremos as consequências", comenta a meteorologista.

Rio de Janeiro

O início do outono para os cariocas será com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas altas . De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início da manhã deste sábado deve ter nevoeiro, mas não há previsão de chuva no Rio de Janeiro.

Com sol forte, a praia para este final de semana na capital fluminense está garantida. Já no restante do Estado, há possibilidade de chuva nas regiões Serrana, Norte e Noroeste, informou o meteorologista Lúcio de Souza. A temperatura na cidade do Rio deve oscilar entre 32ºC e 19ºC neste sábado.

Claudia Dantas
Pessoas caminham pelo calçadão de Ipanema na tarde desta sexta-feira

Paraná

Em Curitiba, capital paranaense, o último dia do verão terminou com uma tarde ensolarada. Muita gente aproveitou para passear no Parque Barigui, na sexta-feira.

AE
asd
Casal descansa no Parque Barigui no último dia do verão / AE

(Com reportagem de Anderson Dezan, do iG Rio de Janeiro, e informações da Agência Estado)

Leia mais sobre: outono

    Leia tudo sobre: outono

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG