Oscar aumenta para 10 número de indicados a melhor filme

LOS ANGELES ¿ Os organizadores do Oscar, o prêmio maior da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas dos Estados Unidos, informaram nesta quarta-feira (24) que o número de indicados o melhor filme vai dobrar de 5 para 10 na próxima edição do prêmio, em 2010.

Redação com agências |

Divulgação

"Casablanca": ganhador da última edição do
Oscar com 10 filmes na categoria principal

O presidente da Academia, Sid Ganis, anunciou a decisão numa coletiva de imprensa. "Depois de mais de seis décadas, a Academia vai retomar algumas de suas raízes, quando o quadro de indicados para o prêmio principal era maior", explicou.

"No final das contas, é claro, o resultado será o mesmo ¿ um vencedor como melhor filme ¿ mas a disputa até a reta final será com dez, não apenas com cinco grandes filmes de 2009", continuou Ganis.

Em um comunicado oficial, a Academia lembra que por mais de uma década, pouco depois do Oscar ser criado, era comum mais de cinco longas-metragens concorrerem ao prêmio principal da festa, sendo que em nove edições dez filmes disputaram a estatueta. A última vez em que isso aconteceu foi em 1943, quando "Casablanca" ganhou o Oscar de melhor filme.

De acordo com Ganis, o aumento no número de indicados vai permitir que os votantes possam reconhecer produções que disputam outros prêmios, mas que acabam excluídas da categoria principal. Além disso, o presidente da Academia de Hollywood reconheceu que a mudança pode permitir que documentários, filmes estrangeiros, animações e comédias também consigam espaço na festa. "Todo mundo diz que a Academia nunca vai indicar uma comédia", disse Ganis. "Bem, talvez nós o façamos."

A alteração confirma a nova fase do Oscar, que, em crise nos últimos anos, começou a adotar uma série de reformulações para recuperar audiência e o glamour da era de ouro. Em 2009, a opção pelo astro Hugh Jackman como apresentador, ao invés dos tradicionais comediantes, envolveu ainda coreografias e números musicais e elevou em 10% o número de espectadores se comparado ao total de 2008, quando foi registrada a pior audiência da história da premiação.

Um dos trunfos da Academia para a mudança é o Oscar de 1939 ¿ na ocasião, dez longas concorreram a melhor filme e a história tratou de consagrá-los como clássicos da sétima arte. São eles: "E o Vento Levou" (o ganhador), "O Mágico de Oz", "No Tempo das Diligências, "O Morro dos Ventos Uivantes", "Duas Vidas", "Adeus, Mr. Chips", "A Mulher Faz o Homem", "Carícia Fatal", "Vitória Amarga" e "Ninotchka".

A cerimônia da 82ª edição do Oscar está marcada para 07 de março de 2010, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Os indicados serão anunciados pouco mais de um mês antes, em 02 de fevereiro.

Leia mais sobre: Oscar

    Leia tudo sobre: oscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG