Oscar 2010 já tem seus favoritos nas categorias de diretor, ator e atriz

NOVA YORK ¿ Com a divulgação dos indicados ao Globo de Ouro e dos vencedores da maioria das listas de críticos de cinema para os melhores do ano, a previsão dos nomes que concorrerão às categorias principais do Oscar já está fechada. Um ou outro nome sempre é um azarão na corrida, mas os favoritos estão praticamente no páreo oficial.

Agência Estado |

Getty Images

A diretora Kathryn Bigelow

Entre os diretores, o destaque é Jason Reitman. O cineasta de hits independentes "Obrigado por Fumar" e "Juno" é um dos favoritos a uma indicação, por conta do sucesso de crítica e público de seu filme mais recente, "Amor Sem Escalas". Sua direção para o projeto foi considerada "esperta". O problema é que Hollywood costuma premiar nomes estabelecidos nesta categoria, em vez de jovem talentos promissores.

Outros concorrentes de peso são o "rei do mundo" James Cameron e sua ex-mulher Kathryn Bigelow. O diretor consagrado em 1997 por "Titanic" concorreria por "Avatar", que teve críticas positivas e deve ser uma das maiores bilheterias deste fim de ano. A diretora tem aparecido em todas as listas de melhores do ano com "Guerra ao Terror", que foi chamado por críticos de "o melhor filme de guerra" dos últimos tempos.

Joel e Ethan Coen têm chances por "A Serious Man". Lee Daniels foi muito elogiado por seu trabalho em "Preciosa". Clint Eastwood é um favorito perene: desta vez, pode concorrer por "Invictus". Rob Marshall e Quentin Tarantino correm por fora com "Nine", que teve críticas "mornas", e "Bastardos Inglórios", que pode ser considerado muito violento pelos votantes tradicionais do prêmio.

Entre os atores, os favoritos são dois nomes que já têm Oscars de melhor coadjuvante: George Clooney, por "Amor Sem Escalas", e Morgan Freeman, pelo papel de Nelson Mandela em "Invictus". Jeff Bridges é um possível candidato por seu papel de um cantor de country music decadente em "Crazy Heart". Ele já foi indicado quatro vezes e nunca levou nada.

O nome de Daniel Day-Lewis não pode ser esquecido, mas "Nine" não teve a aclamação à la "Chicago" que todo mundo esperava. Correm por fora nomes como Colin Firth ("A Single Man", filme de estreia do designer Tom Ford) e Jeremy Renner ("Guerra ao Terror").

Divulgação

Vera Farmiga e George Clooney, cotados por seus papéis em "Amor Sem Escalas"

Na categoria feminina, uma surpresa pode ser a indicação de Sandra Bullock, um dos nomes de maior sucesso de bilheteria na história de Hollywood. Ela nunca foi indicada, mas tem chances pelo drama "The Blind Side", sobre uma mulher que acolhe um adolescente sem-teto. O jovem vira um astro do futebol americano.

Duas novatas em papéis de adolescentes são suas concorrentes mais difíceis. Gabourey Sidibe é uma indicação praticamente certa por sua performance em "Preciosa", um filme que parece ter Oscar escrito na marquise de seus cinemas. Ela interpreta uma teen analfabeta do Harlem que é abusada sexualmente pelo pai.

Carey Mulligan é a estrela de "An Education", sobre uma adolescente que coloca seus planos de estudar em Oxford na geladeira para ficar com um homem mais velho. Outros nomes que podem chegar lá são as veteranas Helen Mirren ("The Last Station") e Meryl Streep ("Julie & Julia").

Divulgação
A estreante Gabourey Sidibe, de "Preciosa"
Entre os coadjuvantes, o destaque é o ator alemão Christoph Waltz, que levou a maioria dos prêmios recentes pelo papel de um nazista em "Bastardos Inglórios". Matt Damon ("Invictus"), Woody Harrelson ("The Messenger"), Stanley Tucci ("Um Olhar no Paraíso") e Christopher Plummer ("The Last Station" devem fechar a categoria. Nenhum outro nome chega perto de Waltz em termos de Hype.

O mesmo não pode ser dito da categoria feminina, que está cheia de performances muito elogiadas. A comediante Mo'Nique é a favorita, pelo papel de uma mãe egoísta e abusiva em "Preciosa", mas vários nomes têm chances de concorrer ao Oscar.

Uma indicação fecharia um 2009 de consagração para Penélope Cruz por seu trabalho em "Nine" ¿ além de "Abraços Partidos", no qual está excelente. Também receberam elogios as duas atrizes de "Amor Sem Escalas": Vera Farmiga e Anna Kendrick. Julianne Moore pode surpreender com uma indicação por "A Single Man".

Os indicados ao Oscar serão revelados em 2 de fevereiro. A cerimônia está marcada para 7 de março, no Kodak Theater, em Hollywood.

(Reportagem de Ricardo Bairos)

Leia mais sobre: Oscar 2010

    Leia tudo sobre: oscar

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG