Orquestra Sinfônica do YouTube reúne músicos do mundo todo em Nova York

Uma orquestra sinfônica integrada por 96 músicos de 33 países selecionados através do YouTube se reuniu em Nova York e oferece nesta quarta-feira para seu primeiro concerto no Carnegie Hall.

AFP |

Chegados da Suécia, Cuba, Austrália, Coreia do Sul e outros lugares - com a ausência notável de músicos de países muçulmanos e africanos -, eles têm entre 15 e 55 anos e foram escolhidos na web através do famoso site de vídeos.

A seleção, feita pelo diretor da orquestra Sinfônica de São Francisco (Califórnia), Michael Tilson Thomas, incluiu mais de 3.000 audições de músicos de 70 países que enviaram suas propostas pelo YouTube desde dezembro.

Os 96 escolhidos ganharam passagem e estadia de três dias em Nova York para participar em vários encontros na escola de música Juilliard e no concerto desta quarta-feira, no prestigioso Carnegie Hall.

Jhon Wilson González tem 27 anos e é trombonista principal de uma orquestra regional colombiana. Ele se disse feliz por ter sido um dos músicos escolhidos.

"Estar aqui em Nova York representa algo muito importante para minha vida, já que é algo que nem imaginava, poder tocar no Carnegie Hall", declarou.

O programa do concerto inclui obras de Gabrieli, Bach, Mozart, Brahms, Villa Lobos, John Cage, e a Sinfonia Internet Nº1 "Heroica", do compositor contemporâneo chinês Tan Dun, criada especialmente para a ocasião.

"Desde o primeiro ensaio, a orquestra soou muito bem", conta Pierre Charles, um violoncelista francês de 27 anos, que, além disso, é estudante de física na Universidade Jussieu de Paris e quer ser astrônomo.

A obra de Tan Dun, que reúne instrumentos de orquesta clássica e outros de percussão mais "sui generis" fabricados com discos de freio de automóveis, será difundida, junto com todo o concerto, pela internet.

Koichi Osada, um oboísta amador da cidade japonesa de Yokohama, assegura que "este evento ajudará as pessoas a se familiarizarem com a música clássica, inclusive gente que nunca se interessou por ela".

Participam na "Orquesta Sinfônica YouTube" músicos da Austrália, Áustria, Bulgária, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Tcheca, França, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Letônia, México, Holanda, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Taiwan, Ucrânia, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

ltl/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG