Ordem dos desfiles no carnaval 2009 é definida em SP

Dois dias de desfiles, com duas organizações diferentes respeitando um conselho gestor, mas valendo o mesmo título. Com essa fórmula confusa é que estão desenhados os desfiles para o carnaval paulistano de 2009.

Agência Estado |

O sorteio de entrada foi realizado ontem na casa noturna Santa Clara, em Perdizes, zona oeste. Após um racha que começou em abril, representantes da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e da recém-criada Super Liga - entidade formada por dez agremiações dissidentes - só chegaram a um acordo com a intervenção da Prefeitura.

O rompimento foi causado por uma eleição supostamente fraudulenta para a presidência da Liga e para outros cargos administrativos. Na época, a eleição deu a Sidnei Carriuolo Antônio, presidente da Águia de Ouro, o principal cargo na Liga. Edimar Thobias da Silva, presidente da Vai-Vai, e Paulo Serdan, presidente da Mancha Verde, afirmaram que o processo foi antidemocrático e houve a cisão. Nos últimos meses, os bastidores do samba paulistano estiveram agitados. Representantes da Liga e da Superliga fizeram uma série de encontros para tentar solucionar a crise. Mas sem sucesso quanto à unificação.

A ordem de apresentação, mesclando as organizações, é a seguinte: na sexta-feira, dia 23, desfilam Unidos do Peruche, Rosas de Ouro, Vila Maria, Tom Maior, Mancha Verde, X-9 Paulistana e Nenê de Vila Matilde; no sábado, dia 24, passam pelo sambódromo do Anhembi Leandro de Itaquera, Pérola Negra, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Gaviões da Fiel, Vai-Vai e Império de Casa Verde.

Já no domingo, pelo tradicional Grupo de Acesso, desfilam Combinados de Sapopemba, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Águia de Ouro, Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG